A nova estação da Linha 6-Laranja do Metrô conecta a Freguesia do Ó, um dos bairros mais antigos de São Paulo. Saiba como a obra impacta a mobilidade na região.
Olyvio Marques
Editor · São Paulo · · 2 min de leitura
Imagem: gerada por IA / Portal PULSE NEWS BRASIL
A Freguesia do Ó, um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Paulo, recebe neste mês de junho uma nova estação de metrô com a inauguração parcial da Linha 6-Laranja. A medida, confirmada pelo Governo de São Paulo, integra a região à malha metroviária, conectando as zonas norte e oeste da capital. Atualizado em 23 de junho de 2026.
A Estação Freguesia do Ó está localizada na Avenida Miguel Conejo e possui 39,9 metros de profundidade, segundo informações da Agência SP. A sua abertura faz parte de um trecho inicial que visa facilitar o acesso a pontos históricos, culturais e de serviços na região.
O bairro, cuja história remonta a 1508, é o único da capital que manteve a designação "freguesia", termo usado para divisões territoriais no Brasil colonial. O núcleo urbano da Freguesia do Ó é tombado por órgãos municipais como patrimônio ambiental urbano.
Conhecida como "Linha das Universidades", a Linha 6-Laranja é o maior projeto de mobilidade em execução na América Latina. A obra é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de São Paulo e a concessionária Linha Uni, executada pela Acciona, e gerou cerca de 10 mil empregos.
Quando totalmente concluída, a linha terá 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando o bairro de Brasilândia a São Joaquim. A previsão é que o trajeto, hoje feito em 1h30 de ônibus, seja reduzido para apenas 23 minutos, atendendo 633 mil passageiros por dia.
As seis primeiras estações que entram em operação em junho são: João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc-Pompeia e Perdizes, que funcionará como ponto final provisório do trecho.
O trajeto completo da Linha 6-Laranja vai da estação Brasilândia, na Zona Norte, até a estação São Joaquim, no Centro. O ramal terá integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, e 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM.
A previsão de conclusão total da linha, com todas as 15 estações em funcionamento, é para 2027, de acordo com o portal GuarulhosWeb. A previsão inicial de entrega, segundo a Wikipedia, é outubro de 2026.
A chegada do metrô à Freguesia do Ó representa um marco para a mobilidade urbana de São Paulo, valorizando um bairro histórico e facilitando o acesso de milhares de cidadãos a serviços, cultura e trabalho. A inauguração parcial da Linha 6-Laranja é um passo importante para reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a qualidade de vida na metrópole.
Investigado preso pela morte de Maria Eduarda é apontado como responsável por remover câmera, peça-chave na investigação. Equipamento segue desaparecido.
Um artefato semelhante a uma granada foi encontrado nos trilhos da Linha 11-Coral, em Tatuapé, no último sábado (20). O GATE foi acionado e removeu o objeto, que não continha carga explosiva. A operação dos trens não foi afetada.