Conheça Gustavo, o menino de 8 anos que transforma a paixão por aves em negócio. Ele vende ovos, reinveste o lucro e sonha em ser agrônomo na Esalq.
Olyvio Marques
Editor · Brasil · · 3 min de leitura
Imagem: gerada por IA / Portal PULSE NEWS BRASIL
Aos 8 anos, Gustavo José Mandro, morador da zona rural de Piracicaba (SP), já comanda um negócio próprio com um plantel de cerca de 80 aves de 23 raças diferentes. O que começou com uma única galinha ganhada de presente aos 2 anos, transformou-se em uma pequena granja onde ele vende ovos, reinveste os lucros e planeja um futuro como engenheiro agrônomo. Atualizado em 24 de junho de 2026.
A jornada empreendedora de Gustavo começou de forma despretensiosa. Aos dois anos, ele ganhou sua primeira galinha e, com o tempo, a criação aumentou. Seus avós, que já comercializavam ovos, passaram a vender também a produção do neto, conforme relata a Agência Sebrae. O jovem empresário logo percebeu o potencial e começou a reinvestir todo o dinheiro na compra de aves de novas raças, em melhorias para o galinheiro e na alimentação dos animais.
Hoje, ele mantém uma "sociedade" com a avó, Maria Cecília Pinheiro Mandro, e a irmã mais nova, que o ajudam a cuidar das galinhas. A clientela é variada e fiel: "Eu vendo para vizinhos, parentes, professores, coordenadora, diretora… Eu ofereço os ovos e agora já tenho até encomendas", contou Gustavo ao Sebrae.
Apesar da pouca idade, Gustavo tem uma visão clara de seus objetivos. Ele sonha em estudar na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, uma das mais prestigiadas do país. Seus planos, no entanto, não param na graduação. "Quero trabalhar com cana-de-açúcar. Vou ficar um ano trabalhando na cooperativa. Depois eu vou para o Mato Grosso, quero ficar uns cinco anos lá e depois ir para os Estados Unidos", detalhou o menino em entrevista à Agência Sebrae e ao G1, justificando a escolha pelos EUA devido à tecnologia agrícola mais avançada.
Para alcançar seus sonhos, ele mantém uma rotina disciplinada: vai à escola pela manhã, descansa, faz as lições de casa e depois se dedica à criação dos animais e a outras brincadeiras no sítio. Sua paixão pelo agronegócio se estende ao mundo digital, onde joga games de fazenda e pesquisa no Google sobre safras, clima e economia do setor, segundo o G1.
O espírito empreendedor de Gustavo é incentivado tanto em casa quanto na escola. Ele é aluno do 3º ano da Escola Municipal Professor Manoel Rodrigues Lourenço, onde participa do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae-SP. A iniciativa busca estimular o protagonismo e a autoconfiança em crianças e jovens. Durante uma feira do projeto, Gustavo teve um espaço para apresentar sua história à comunidade escolar, o que, segundo a diretora Adriana Vargas Mendes Janousek, o tornou "mais confiante e seguro".
O negócio começou quando Gustavo ganhou sua primeira galinha aos dois anos de idade. Com o apoio dos avós, ele começou a vender os ovos e a reinvestir o dinheiro para expandir sua criação.
Gustavo possui cerca de 80 aves de 23 raças diferentes, além de pintinhos e galos, formando uma criação diversificada.
Seu grande sonho é se tornar engenheiro agrônomo, formando-se na Esalq/USP, e depois ganhar experiência profissional no Mato Grosso e nos Estados Unidos.
A história de Gustavo José Mandro é um exemplo inspirador de como a paixão, o incentivo familiar e a educação empreendedora podem florescer desde cedo. Com uma dedicação notável para sua idade, ele não apenas administra um negócio em crescimento, mas também traça um plano de carreira ambicioso, mostrando que sonhos não têm idade para começar.
Paranaense de 33 anos foge de orçamento de R$ 12 mil e constrói sobrado de 200 m² com tutoriais. Veja como ele usou tijolo ecológico e economizou 50%.
Imigrante de 56 anos que vive há seis meses no terminal paraense teve embarque para o Panamá remarcado para agosto por falta de documentos e recusou hotel.
Diretora do BNDES, Luciana Costa, afirma que financiamentos para frota elétrica visam estimular a produção nacional, não importações. Saiba mais sobre a entrega de 500 novos ônibus em SP.